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Ferramenta de Business Inteligence do MP baiano é apresentada em encontro nacional de tecnologia
O superintendente de Gestão Administrativa do Ministério Público estadual, Frederico Soares, ministrou na manhã desta quarta-feira, dia 8, uma palestra sobre ‘A importância da gestão de dados para tomada de decisões – case da área administrativa do MP’, no segundo dia do Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação dos Ministérios Públicos e Tribunais de Contas - Enastic 2023, que acontece na sede da Instituição, no CAB. O evento foi aberto pelo presidente do Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação do MP, promotor de Justiça Fabrício Patury. “Esse encontro representa uma oportunidade para discutirmos temas muito relevantes para o MP e para o Tribunal de Contas na área de tecnologia e inovação”, destacou.
Patury dividiu a mesa de abertura com o procurador-geral de Justiça Adjunto, Paulo Marcelo e o promotor de Justiça Pedro Maia, chefe de gabinete; além do CEO do Judiciário Exponencial, empresa que realiza o evento em parceria com os MPs, Ademir Piccoli; a subprocuradora do Município de Salvador, Luciana Fonseca Harth; o defensor público Pedro Paulo Casali; o superintendente de Gestão Administrativa, Frederico Soares; e o diretor de TI do MP, Yuri Gonzalez. “Qualquer decisão estratégica perpassa por uma profunda reflexão na área de TI. Por isso desejo que seja um encontro de muita convergência e inovação para que possamos avançar institucionalmente”, afirmou o chefe de gabinete Pedro Maia.
A ferramenta de Business Inteligence (BI), gestão da informação do MP, foi apresentada pelo superintendente de Gestão Administrativa Frederico Soares. O BI possibilita a sistematização, análise quantitativa e qualitativa dos gastos públicos realizados pela Instituição, possibilitando economia e otimização da aplicação dos recursos, além de investimentos em áreas que são mais críticas. O sistema, que foi implantado no MP em 2016, congrega todas as informações de gastos do MP com membros, servidores, terceirizados, além de gastos com manutenção veicular, combustível, diárias de viagem, gastos com itens de almoxarifado e todos os demais custos da Instituição. “Em 2019, por exemplo, gastamos cerca de R$ 960 mil com itens de almoxarifado. Logo depois, implantamos a digitalização dos processos e, em 2022, gastamos R$ 540 mil. Daí a importância de termos informações sobre todos os gastos para tomarmos decisões mais objetivas, gerando economia para a Instituição”, destacou Frederico Soares.
A programação da manhã contou ainda com uma apresentação de Leandro Mattos, expert membro do corpo docente da SingularityU Brasil, que falou sobre ‘Keynote: Inteligência Artificial e Neurociências’; e com as palestras ‘Tecnologia na vida das Pessoas’, ministrada pelo gerente comercial da divisão de governo da Positivo Tecnologia, Rafael Leandro dos Santos; ‘Ataque cibernéticos, resposta a incidentes’, ministrada pelo perito da Polícia Federal de Pernambuco, Diogo Cunha; e ‘Keynote: A era da integridade’, ministrada por Luiz Fernando Lucas, CEO da Escola da Integridade e do Espaço Eywa São Paulo. O Enastic, que acontece desde 2017, está em sua sétima edição e pela primeira vez está sendo realizado em parceria com os Tribunais de Contas. O evento continua até amanhã, dia 9 de março.