Você está aqui
Música, teatro e palestra marcam encerramento de atividades no MP
Música, teatro e palestra marcam
encerramento de atividades no MP
O evento de encerramento do ciclo de atividades do ano de 2013 reuniu os servidores do Ministério Público estadual na tarde de ontem, dia 19, no auditório da sede da instituição no Centro Administrativo. O ano foi marcado por conquistas que refletem o reconhecimento ao nível e ao empenho dos servidores do MP, conforme destacou o procurador-geral de Justiça Wellington César Lima e Silva, que ressaltou que “reconstruir uma instituição equivale a ressignificar a qualidade dos seus vínculos no dia a dia, entendendo que cada integrante do MP, membro ou servidor, pode e deve modificar a natureza das suas relações, sem perder de vistas as suas obrigações. Todos podem diversificar, aproximar e humanizar essas relações no que diz respeito à construção de uma proximidade maior, de um olhar mais solidário de um para o outro”. O PGJ relembrou o falecido promotor de Justiça Valdir Caires, coordenador do Programa Labor e Vida, destacando o trabalho desenvolvido por ele, que “dedicou os últimos anos de sua vida a fazer um trabalho de proximidade no Ministério Público, em especial, entre os seus servidores”.
O evento de encerramento, realizado pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) em parceria com o Programa Labor e Vida, teve ainda na sua mesa de abertura os promotores de Justiça Márcio Fahel, chefe de gabinete do MP, e José Renato Oliva de Mattos, coordenador do Ceaf. A confraterinizalção contou com uma inspirada apresentação do coral 'MP em Canto', que interpretou músicas natalinas, intercaladas por declamações e sólos de alguns de seus integrantes. Abordando o tema 'Cidadania', a peça 'A Peleja de João para ser um Cidadão' foi apresentada pelo Grupo Teatral da Polícia Militar, num espetáculo que mesclou
performances cênicas e musicais, arrancando aplausos de pé da plateia que lotou o auditório. O evento contou ainda com uma palestra da professora Graça Belov, que abordou o tema 'Compromissos e Desafios do Ser Humano frente à Sociedade Atual'.
A professora traçou um diagnóstico da situação social brasileira, com ênfase na desigualdade econômica e de direitos, ressaltando o número de 24 milhões de analfabetos na população nacional como indicador do abismo que separa os mais ricos dos mais pobres. “E essa desigualdade não é uma realidade exclusivamente nacional, mas reflete um quadro mundial, no qual três bilhões de pessoas vivem com apenas um dólar por dia”, destacou Belov. Como principais desafios, Graça pontuou a “necessidade de se valorizar princípios fundamentais, sobretudo a dignidade da pessoa humana”, ressaltando que isso deve ser feito sob uma perspectiva integral, que considere os direitos ecológicos, dos animais e do meio ambiente. Diante dos desafios identificados, a professora listou como principal compromisso a ser perseguido por cada cidadão, “a busca de uma igualdade mais justa, capaz de reduzir a pobreza e contemplar uma maior inclusão social de negros, mulheres e homossexuais”.
Fotos: Humberto Filho/Cecom-MPBA
Cecom/MP - Telefones: (71) 3103-0446 / 0449 / 0448 / 0499 / 6502