Você está aqui
MP e Terreiros em Diálogos Construtivos: prática finalista no Innovare deste ano recebe comissão do prêmio
Finalista no projeto Innovare 2022, a prática ‘Ministério Público e Terreiros em Diálogos Construtivos’ recebeu neste sábado, dia 5, uma visita da comissão do prêmio, que veio acompanhar uma ação do trabalho do MP baiano. Os representantes do Innovare acompanharam uma reunião, no Terreiro da Casa Branca, o terreiro de Candomblé mais antigo do Brasil, entre a coordenadora do MP e Terreiros em Diálogos Construtivos, promotora de Justiça Lívia Vaz, a Ialorixá da casa, Iyalorixá Neuza Cruz, e as Ekedes Sinha e Isaura Genoveva.
A reunião debateu a realização do primeiro encontro de 2023 do ‘MP e Terreiros’, que será na Casa Branca. Aberto à comunidade de terreiros, de matrizes africanas e da sociedade em geral debaterá a importância dos planos de salvaguarda para os territórios sagrados de matrizes africanas. “Receber a homenagem do Prêmio Innovare, especialmente no atual contexto de recrudescimento da intolerância religiosa no nosso país, é de fundamental importância para inspirar outras práticas no fomento à igual liberdade religiosa”, afirmou a promotora de Justiça Lívia Vaz.
A iniciativa finalista desse ano busca o fortalecimento das relações entre as comunidades de matrizes africanas e o poder público, contribuindo para mitigar o racismo religioso e promover os direitos dos povos de terreiro. Ao longo do seu desenvolvimento, a prática apresentou diversas demandas e apontou caminhos para solucionar questões como enfrentamento ao racismo religioso, acesso à imunidade tributária, regularização fundiária de terreiros, ensino religioso e proteção de territórios sagrados.
Fotos: Sérgio Figueiredo
Cecom/MP - Telefones: (71) 3103-0446 / 0449 / 0448 / 0499 / 6502