Você está aqui
MP faz reunião para discutir projetos voltados à saúde da população carcerária
O Ministério Público estadual, por meio da 4ª promotoria de Execução Penal, realizou uma reunião hoje, dia 7, com equipes biopsicossociais da unidades prisionais de Salvador para discutir a implementação de projetos para prover melhor atenção à saúde da população carcerária. O encontro, realizado no Presídio de Salvador, na Mata Escura, também contou com uma assistente e uma psicóloga do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos do MP (Caodh) e representantes da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap).
Os projetos apresentados foram idealizados pelas equipes biopsicossociais das unidades prisionais, a pedido do MP, com o objetivo de proporcionar um atendimento mais direcionado às populações carcerárias. Para a promotora de Justiça Andrea Ariadna, é importante ver as particularidades dos centros de detenção. “Cada unidade prisional é composta por diferentes indivíduos, com diferentes necessidades, não é um bloco único formado por pessoas iguais. Temos pessoas LGBTQIA+, pessoas idosas, pessoas pretas, então devemos estar atentos a essas singularidades na hora de promover esses projetos na área da saúde, nutrição, assistência social, etc.”, ressaltou.
Uma nova reunião acontecerá na próxima semana, também no Presídio de Salvador, para apresentar os projetos restantes. Para serem implementados, os projetos passam por ajustes, se necessários, e, em seguida, são encaminhados para propostas de financiamento. A promotora de Justiça ressalta ainda a relevância dessa iniciativa. “Estamos fazendo um trabalho inédito com o olhar técnico das equipes, que têm conhecimento das urgências e necessidades da população carcerária de Salvador e do estado. Com esses projetos vamos conseguir fomentar a implementação de políticas públicas, que até já existem, mas que precisam ser desenvolvidas, visto que ainda existem falhas na estrutura do sistema prisional”, afirmou.
*sob supervisão de George Brito (DRT-Ba 2927)
Cecom/MP - Telefones: (71) 3103-0446 / 0449 / 0448 / 0499 / 6502