Você está aqui
Caravana "Saúde + Educação" inicia inspeções em escolas e unidades de saúde de Nova Itarana
O Ministério Público do Estado da Bahia deu início, nesta terça-feira, 31 de julho, à Caravana "Saúde + Educação" no município de Nova Itarana. Durante três dias, promotores de Justiça e servidores do MP realizarão uma série de inspeções em escolas e unidades de saúde públicas, com o objetivo de avaliar as condições das estruturas físicas, a qualidade do atendimento e a adequação do quadro de pessoal, assegurando que os serviços prestados atendam de maneira eficaz às necessidades da população. A caravana conta com a participação dos Centros de Apoio Operacionais da Educação (Ceduc) e da Saúde (Cesau), com a participação de seus promotores coordenadores e de servidores dos Centros que vieram de Salvador apoiar a ação.
A gerente do programa "Saúde + Educação: Transformando o Novo Milênio", promotora de Justiça Rosa Patrícia Atanázio, ressaltou a importância dessa iniciativa, que busca garantir a melhoria contínua dos serviços de saúde e educação no município. Segundo Atanázio, a caravana é uma oportunidade de verificar in loco as condições dos serviços e promover ajustes que possam beneficiar diretamente a comunidade local.
Um dos destaques desta caravana é a utilização piloto do Aplicativo Milênio, uma inovação que promete revolucionar o processo de coleta e análise de dados durante as inspeções. Desenvolvido quando promotor de Justiça Adriano Marques gerenciava o projeto, o aplicativo permite o preenchimento em tempo real das informações coletadas nas visitas, que são automaticamente enviadas ao sistema do MP. Isso garante maior transparência e eficiência, tornando as informações acessíveis tanto ao público quanto internamente, sem a necessidade de processos burocráticos de validação e lançamento posterior. "Esse aplicativo é um sonho que está se concretizando", afirmou o promotor Adriano Marques, atual coordenador Ceduc e participante ativo das inspeções em Nova Itarana. "Desde que eu era gerente, trabalhamos para que essas informações fossem disponibilizadas diretamente, facilitando o trabalho dos promotores e parceiros do MP."
Essa nova fase do projeto "Saúde + Educação" é marcada por um foco maior na resolutividade, conforme explica a promotora Rosa Atanázio. A aproximação com a gestão municipal, segundo ela, é estratégica para promover melhorias mais rápidas e eficazes nos serviços prestados à população, com uma ênfase em soluções administrativas e acordos, em vez de judicializações. "Acreditamos que, com esse formato de parceria, poderemos transformar a realidade social de forma mais célere e efetiva", destacou Atanázio, que coordena o projeto ao lado da promotora de Justiça Jéssica Tojal.
As atividades da caravana continuarão ao longo da semana, envolvendo os promotores Adriano Marques, Rocio Matos, coordenadora do Cesau, e as gerentes do projeto, Rosa Atanázio e Jéssica Tojal. Também participam das inspeções a 1ª promotora de Justiça de Amargosa, Amanda Buarque, e servidores do Ceduc e do Cesau. Ao final das visitas, na próxima sexta-feira, o MP-BA se reunirá com os gestores municipais de saúde e educação de Nova Itarana para apresentar os resultados das inspeções e discutir propostas de melhorias para os serviços públicos do município.
Fotos: Sérgio Figueiredo
Atenção, jornalista! Cadastre-se nas nossas listas de transmissão por meio da nossa Sala de Imprensa e receba nossos releases.