Você está aqui
Programa da Fundação José Silveira e MP estimula adoção de mudas da Mata Atlântica
Na última quarta-feira, 21, foi lançado o programa “Uma Vida, Uma Muda”, parceria entre a Santa Casa de Jequié, gerida pela Fundação José Silveira, e o Ministério Publico da Bahia. O programa, que tem como objetivo estimular a preservação e valorização da Mata Atlântica, através da adoção consciente e plantio de mudas produzidas pelo programa Arboretum, vai oferecer às gestantes, que derem à luz na Santa Casa, uma muda de árvore nativa da Mata Atlântica, como o ipê-amarelo, a sucupira e o pau-ferro.
As gestantes que, no momento da alta hospitalar, escolherem adotar uma muda, receberão todas as instruções sobre os cuidados com a espécie. Todas as plantas são registradas em um banco de dados para que as etapas de desenvolvimento possam ser monitoras pela equipe do programa. As mudas doadas são produzidas pelo Programa Arboretum, criado a partir de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a Promotoria de Justiça Regional Ambiental de Teixeira de Freitas e empresas de celulose instaladas no extremo sul.
O promotor Fábio Corrêa, da Promotoria de Justiça Especializada em Meio Ambiente de Teixeira de Freitas, esteve presente no lançamento do “Uma Vida, Uma Muda”, que aconteceu na quadra do Centro de Reabilitação da Santa Casa de Jequié. O programa Arboretum é o primeiro Centro de Desenvolvimento Florestal Sustentável (CDFS) instituído pelo Sistema Florestal Brasileiro e tem como objetivo a conservação, restauração e valorização da Mata Atlântica e de sua diversidade, especialmente a diversidade arbórea, por meio da construção e difusão do conhecimento.
*Estagiário de jornalismo, sob supervisão de George Brito (DRT-BA 2927)
Cecom/MP - Telefones: (71) 3103-0446 / 0449 / 0448 / 0499 / 6502